Cafe Racers





Para alguns, a imagem do motoqueiro clássico é o esteriótipo que surgiu graças aos MCs americanos dos anos 60: o sujeito barbudo, sujo andando com sua chopper pelas highways. Para mim, também é a do rocker, andando em alta velocidade pelas ruas da Inglaterra com sua jaqueta de couro e topete engomado, ao som do rock and roll .
Mas o que é uma Cafe Racer?
As Cafe Racer são exatamente o que o nome diz: motos feitas para apostarem corridas de um café a outro, uma febre que ganhou força na Inglaterra no começo dos anos 60, e que depois se espalhou para Europa e o mundo.
 Um marco dessas motos era fazer o “ton-up“, gíria para dizer que ela havia alcançado 100mph (aproximadamente 160km/h). Pode até parecer pouco, mas naquela época motos capazes de tal feito eram caras, e a única opção para muitos pilotos era customizar e preparar as motos disponíveis.
Por isso elas eram modificadas para uma posição de pilotagem mais esportiva, com guidões mais baixos e pedaleiras recuadas. O tanque recebia um rebaixo na frente, para liberar espaço para os controles, e outro na parte posterior, para que o piloto pudesse encaixar os joelhos.
Os pneus passavam a ser os de alta performance, como os Dunlop TT100, assim como o escapamento e carburador. As mudanças para aliviar o peso muitas vezes transformavam a moto em uma monoposto, e a busca pela aerodinâmica fez surgir as primeiras semi-carenadas.Outra modificação que se tornaria lendária era a construção de uma Triton, que consistia em colocar o motor de uma Triumph Bonneville em um quadro featherbed da Norton, unindo o melhor motor e ciclística da época.
Um dos pontos de encontro mais comuns era o Ace Cafe em Londres. É de lá que surgiu a história dos pilotos que colocavam uma moeda na jukebox e corriam até suas motos para darem uma volta completa até a ponte, tentando voltar para o café antes da música terminar.Infelizmente as motos japonesas foram o último prego no caixão da indústria britânica nos anos 70, que aliado ao clamor popular contra os delinquentes sobre duas rodas, reduziram os anos dourados das Cafe Racers a um período muito curto da história. 



Um comentário: